terça-feira, 28 de agosto de 2007

Renumeração dos textos

Promovi uma renumeração dos textos contidos aqui no blog. Percebam que incluí os textos sobre o FMI e o BIRD. Portanto, além das notas de sala de aula, vale a leitura dos documentos indicados. O texto sobre o FMI está em pdf, mas o do BIRD está em html e tem que ser lido pelo browser (claro que se pode imprimi-lo). O texto do Roberto Campos passou a ser o de número 2, em face de seu conteúdo histórico. Acrescentei, além disso, um texto que trata dos mecanismos de solução de controvérsias da OMC, do Mercosul e da UE. Por enquanto deve ser lido apenas o texto do Prof. Welber Barral, sobre solução de controvérsias na OMC.
Não deixem para ler na última hora!
Se houver dúvidas, postem-nas aqui no blog, que eu as responderei tão logo possível.
Abraços a todos!

Marcadores:

domingo, 26 de agosto de 2007

FMI e BIRD

Uma boa fonte de informações sobre o FMI é o próprio guia publicado pela entidade, intitulado "Qué es el Fondo Monetario Internacional?". Ali estão explicados vários dos tópicos que abordamos em aula.
O mesmo vale para o Banco Mundial. Nesse caso, porém, os arquivos estão em html e devem ser consultados pelo browser.
De qualquer forma, vale a leitura.

Marcadores: , , ,

Dica de site

Encontrei um site muito interessante que faz uma síntese das relações políticas internacionais do final do século XIX e início do século XX. Trata-se de um texto de Marcelo Menezes Reis intitulado "As sutilezas não tão sutis do destino". Vale a leitura do texto por inteiro.
Abraços!

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Texto 1 - A construção econômica do mundo contemporâneo

Caros alunos,
Descobri que o autor dos textos 1 e 2, Paulo Roberto de Almeida, os disponibiliza na internet com uma melhor formatação. Dessa forma, substituí os citados textos por um único, que já aparece na barra lateral do blog. Não fiz a alteração da numeração dos demais textos porque pretendo colocar um que se refira especificamente ao FMI e ao BIRD. Já existe um que está disponível no SIA. São apenas notas de aula. Gostaria de disponiblizar, porém, um texto mais abrangente. Se tiverem alguma sugestão, será bem-vinda. Se não encontrá-lo até a prova, vale o que está no SIA.
Abraços a todos!

Marcadores:

Orientações Gerais

Este blog se destina a nos manter em constante contato. Consultem-no todas as semanas ao menos uma vez por semana. Tanto posso publicar avisos, documentos e orientações gerais sobre nossa matéria, quanto notícias sobre DCI que nos interessem.
Abraços a todos!